Inviolável Guarapuava adere à campanha do Setembro Amarelo e promove palestra

15 de outubro de 2019

A prevenção de doenças e a busca pela saúde são aspectos fundamentais quando se refere à qualidade de vida. É importante entendermos que a saúde mental também deve ser levada em consideração. E justamente com o objetivo de conscientizar sobre esse assunto, o mês de setembro se colore com a cor amarela, levantando questões importantes sobre a depressão e o combate ao suicídio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas afetas pela depressão já chega a 322 milhões em todo o mundo. No Brasil, 5,8% da população sofre com a doença, o que significa mais de 11,5 milhões de pessoas.

Os altos números comprovam a necessidade de falar sobre o tema, inclusive dentro do ambiente de trabalho. Com o intuito de abraçar essa causa, a Inviolável de Guarapuava (PR) reuniu seus colaboradores no dia 23 de setembro.

A ação contou com a participação da médica psiquiátrica, Ivana Sesar Douverny, que abordou a importância do cuidado com a saúde mental, bem como, a importância de buscar ajuda. Além da profissional, o gestor da unidade Cledemar Mazzochin, também explanou para a equipe sobre a temática, reforçando a importância de prestar atenção nos colegas, no sentido de oferecer apoio caso perceba-se sinais de depressão.

Para a psicóloga da unidade, Ana Paula Tamioso Kerscher, a ação propiciou grandes benefícios. “Combater o pré-conceito existente em relação à saúde mental é o primeiro passo para que possamos acolher quem está em sofrimento ao invés de julgar, promovendo, assim, a saúde e prevenindo o suicídio”, pontua.

Ao fim da ação uma lembrança foi entregue aos participantes.